CREDENCIAMENTO DE
EMPRESAS NO SISTEMA ISPS CODE

15 atitudes para ser um líder de sucesso

Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades.

Sob pressão, o líder é aquele que precisa definir as melhores soluções de maneira rápida e espontânea. Mas… como os líderes sabem tomar as melhores decisões? O processo de determinar com convicção o desfecho de uma situação imprevista está relacionada com o acúmulo de experiências adquiridas de circunstâncias cotidianas. Depois de tantas vezes, eles tornam-se imunes à pressão e intuitivos em elaborar estratégias. Os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que tomam decisões instintivas.

Para aprimorar sua capacidade de liderança, segue 15 atitudes diárias para triunfar no trabalho.

1 – Trazer segurança para a equipe.
Muitos líderes intimidam sua equipe pelo nome, título e poder ao apenas entrar em uma sala. Porém, os líderes que são mais bem-sucedidos encorajam os outros a expressarem suas opiniões. Incentivar a equipe é um papel fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham confiança em expor seus pontos de vista.

2 – Fazer acontecer.
Os líderes são especialistas em tomar decisões! Eles concentram o diálogo entre os membros da equipe para chegar a uma conclusão estratégica. Como parte de um processo natural do trabalho, estão aplicados em “fazer acontecer” a todo o momento.

3 – Comunicar expectativas.
Grandes líderes são grandes comunicadores. A função de notificar a equipe sobre o desempenho de determinado período faz parte do posto de líder. Alertar os funcionários sobre os valores da organização garante que as tarefas estão sendo executadas de maneira correta.

4 – Desafiar a equipe a pensar.
Os melhores líderes conhecem a capacidade da equipe com que trabalha, por isso sabem exatamente como desenvolver as características de cada funcionário.  Eles usam seu próprio conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais. Destacam-se em deixar todos confortáveis para crescer.

5 – Ser responsável com a equipe.
Líderes de sucesso permitem que todos possam fazer cobranças entre si. Isso não quer dizer que estejam admitindo uma espécie de controle, mas sim, assegurando pró-atividade para a equipe. Agir de forma responsável com os compromissos diante dos outros é um sinal de que o líder também se concentra nos resultados do grupo.

6 – Dar exemplo.
Nem todos praticam o que pregam e poucos têm consciência de suas ações. Contudo, sabem que são constantemente observados, pois servem de espelho aos que querem aprender. O líder é o mais visado da equipe, deve ser um exemplo de excelência.

7 – Recompensar bom desempenho.
Um grande líder sabe reconhecer esforços sem se importar com resultados. Isso demonstra confiança na equipe, já que tem consciência de que com trabalho duro e coletivo podem chegar juntos aos objetivos traçados. Recompensar é essencial para estimular os funcionários.

8 – Fornecer feedback.
Os empregados querem saber se estão tendo um bom desempenho. Prestar atenção e apreciar ideias é um modo de mostrar a importância dos membros da equipe, assim criando um relacionamento de confiança mútua.

9 – Aproveitar talentos da equipe.
Conhecer o talento da equipe é um ponto, mas saber como usá-lo é ser um líder nato. Os especialistas no assunto conseguem utilizar a habilidade única de cada funcionário de acordo com situações específicas.

10 – Fazer perguntas e pedir conselhos.
“Saber mais e mais” é o lema de um líder, ele está constantemente em busca de conhecimento. Fazer perguntas e pedir conselhos aos outros ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das atividades.

11 – Resolver problemas.
Os líderes bem-sucedidos enfrentam os problemas de frente e sabem como descobrir o cerne do assunto em questão. Dessa forma, aprendem a não evitar situações desconfortáveis.

Ficar a frente na vida é fazer as coisas que a maioria das pessoas não gosta de fazer.

 

Fonte: https://www.nibo.com.br/blog


Voltar

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.